Rango – O filme

Dado o feriado de carnaval, aproveitei para executar algumas atividades culturais, já que os parcos recursos/opções me privaram de sair da cidade que hoje denomino de “moradia”. Numa dessas atividades, me desloquei para o cinema levado pela curiosidade de um preview postado no site multimídia youtube (www.youtube.com), um filme dos estúdios Paramount no estilo animação – Rango.

Para começar,  ao chegar à sala de projeção deparei-me com um rapazinho estilo “nerd“, sentado no lugar que eu havia reservado (sempre compro ingresso pela web pra não ter que enfrentar as tais filas), aproximadamente 9 anos, cabelo crescido, óculos transparentes meio tartaruga, uma figura para não passar despercebida, não vi mas os presentes me disseram que quando sentei ao seu lado ele ergueu os olhos numa expressão de espanto, talvez por ver um homem já adulto assistindo a um filme de animação infantil. Ele ficou ao meu lado o filme inteiro, tecemos vários comentários à obra e se mostrou um cinéfilo como eu, já que o filme faz referência a diversas obras do passado e do presente, realmente uma companhia interessante pra discutir sobre os filmes desde Apocalypse Now (1979), uma vez que o filme utiliza a famosa trilha musical “A Cavalgada das Valkyrias” usada para retratar o ataque à vila vietnamita, que ele reconheceu e até solfejou  acreditem, bem como sucessos recentes tais como Matrix (1999) pois qualquer filme hoje passa invariavelmente pelos efeitos especiais dessa obra.

O FILME

Rango o personagem principal


Apesar do trailer no site multimídia o filme começa com um ar de “não sei onde vai dar” as cenas iniciais nos mostram o personagem principal numa crise de identidade, um camaleão que não consegue se definir como pessoa, como profissional ou como qualquer outra coisa, um detalhe: camaleões são assim mesmo, indefinidos…(risos). Trocadilhos à parte, a trama começa a se desenrolar após um evento nada agradável pro nosso amigo, daí tudo segue uma linha meio “espiritualista” e evolutiva onde o nosso personagem segue em busca da verdade sobre si e sobre o propósito da sua vida e história com uma pitada de romance, como em quase todos os filmes de animação recentemente lançados. O ponto alto da animação são as cenas hilárias de perseguição de uma águia do deserto contra nosso “herói”, bem como a cena no saloon onde ele se apresenta como um grande matador, realmente damos muitas risadas nessa hora, pois daí surge o nome que trará toda a confusão e enaltecimento à vida dele, Rango.

Jake Cascavel - O Vilão com código de honra

Outro ponto alto, e não fui só eu quem notou isso, pois consultei na data de hoje vários fóruns de adolescentes e pré-adolescentes que assistiram ao filme , é o personagem Jake Cascavel uma cobra como o próprio nome já diz (risos), com uma metralhadora “gatling” anexada no lugar do seu guizo, Jake faz a festa na segunda metade do filme já que sua inimiga mortal, a águia do deserto foi eliminada (assistam pra ver como, muito show) e ainda nos transmite a idéia que os maus de verdade tem seu próprio código de honra, meio torto, bem ao estilo “Doc Hollyday” do célebre episódio de Tombstone com o xerife wyatt Earp, retratado no filme Tombstone – A justiça está chegando(1993), pelo ator Val Kilmer.

Não poderia deixar de citar ainda o personagem nada carismático do prefeito, um jabuti centenário em cadeira de rodas  o qual representa sem nenhuma deficiência os políticos por ai existentes, fazendo de tudo pra se manter no poder e usando deste para obter mais poder e riquezas (desnecessárias comparações com os políticos brasileiros, risos), desviando recursos e colocando a culpa em bandidos menos inteligentes e menos afortunados também (as toupeiras do filme, trocadilho, risos), mas que pelo menos na ficção encontra seu fim merecido (ah! se isso ocorresse na vida real).

Finalmente, concluindo essa análise descompromissada do filme em questão, concluo que essas animações infantis tem trazido muitos questionamentos adultos, do tipo: moralidade, honestidade, crise existencial. Também tem introduzido conceitos de que os personagens por melhores que sejam, não possuem um caráter perfeito (o caso do xerife que mentiu o filme quase todo) mas que numa hora ou outra, terão que enfrentar a verdade sobre si mesmo. Também vem introduzindo a vertente de pensamento de que as ações levam a resultados, se forem boas levarão a bons resultados e se forem ruins terão resultados funestos, isto nos diz que talvez os produtores desses filmes estejam tentando incutir naqueles que estão em formação, a idéia de procurarem ser pessoas melhores a cada dia, evitando assim acabarem na mão de um Jake Cascavel (ou no inferno, segundo os cristãos).  Ah! ia me esquecendo, próximo ao término do filme, o rapazinho do qual falei no início do post me falou: “Nunca tinha encontrado um adulto assim, que soubesse tanto de filmes e sobre tudo” ao que eu retruquei: “Existem mais adultos desse jeito do que você pensa”, mas na verdade no caminho de volta essa frase veio martelando na minha cabeça, e ainda está assim, e me pergunto: Tem uma geração nova saindo do forno ai, e como estamos nos posicionando em relação a ela? Como estão sendo recebidos? Quem conversa com essas “feras” pra lhes explicar sobre o mundo e sobre a vida? Eles dependem de filmes como Rango pra moldarem seu caráter? e Se quiserem ser ao invés do xerife o pistoleiro cascavel? Eles estão sedentos de quem lhes ensine algo…e algo proveitoso espero. Pense nisso também.

Elenco:

Johnny Depp ———————-Rango/Lars

Isla Fischer ————————Feijão

Bill Nighy ————————–Jake Cascavel

Fontes:

http://iguana-teteia.deviantart.com/art/Jake-Cascavel-Rango-200294218?offset=0

http://www.rangomovie.com/

http://www.imdb.com/title/tt1192628/

Atualização em 05/03/2012Em tempo: Rango ganhou o Oscar de “Melhor Animação de 2011”, seu diretor Gore Verbinski disse que: “Me perguntaram se ‘Rango’ era um filme para crianças. Eu não sei. O que eu sei é que é um filme feito por um monte de adultos se comportando como crianças”. Parabéns a toda a equipe.

Anúncios

Sobre Fernando "Eagle" de Sousa
Apenas alguém interessado em aprender cada dia mais e mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: