Lâminas de Serviço – Canivetes Urbanos – Parte II

Dando continuidade a análise das peças de utilização ora em meu poder, parte de uma coleção reunida ao longo de anos, da qual diversos já foram retirados ou subtraídos, mas que ainda continuam em serviço ao meu lado para qualquer missão que lhes seja designada tais como: acampamento, viagem terrestre a zonas rurais, eventos nos quais seja necessária a utilização de instrumento de corte para preparação de alimentos e/ou abertura de latas. Então deixemos de “papo furado” e passemos ao que nos interessa.

Canivete ” Multi Tools” de origem chinesa

Canivete "multi tools" chinês

Esse canivete me foi presenteado por um amigo que em visita a Buenos Aires deu de cara com ele, segundo o mesmo, pensou: “Essa peça será de muita utilidade para Fernando ‘Eagle’ de Sousa”. Como é ainda muito recente, apenas meses em meu poder, não tive ainda como testá-lo em utilização extrema. Parece ser bem construído, mas as talas laterais são de um plástico verde muito “chamativo” mas nada que não possa ser remediado (logo que eu tiver tempo irei trocá-las por algo mais “dissimulado” e próprio para o uso no dia a dia). A lâmina principal é de bom tamanho (2 ¹/²”) e o alicate conta com uma mola de recuperação de bom funcionamento, um tanto frágil para os meus conceitos, mas cumpre bem o que lhe é solicitado. O conjunto de chaves escamotáveis/deslizantes, fendas simples e cruzada, me parece ser muito útil numa situação de emergência.

Canivete "multi tools" chinês aberto

A chave de abertura de latas/garrafas é excelente, vem com uma “trava de unha” que te possibilita sua utilização sem nenhum medo de que ela volte à posição original, a alça de transporte se devidamente configurada com um cordão de nylon preto, serve bem a essa função, embora eu não tenha efetuado isso, pois prefiro carregá-lo no bolso ou em uma bolsa lateral, ou ainda na mochila, chama muito a atenção ele é verde e não é no padrão “camouflage”. É uma peça pra utilização plenamente urbana.

Canivete nacional de uso geral

canivete nacional aberto, notar o tamanho.

Talvez nesses anos todos de utilização quase que diária de lâminas, esse exemplar nacional, despretencioso e sem multiplas funções seja, ao meu ver, o mais utilizado no dia a dia. O modelo original (mesmo tipo) foi perdido em uma arrumação de apartamento, mas um nobre amigo também colecionador de lâminas me presenteou com esse da foto, quando soube que eu havia perdido o mesmo. Essa  peça trata-se de um canivete tipo linha geral, com lâmina no formato “bowe” com a caracteristica serrilha junto ao fio (util no descascamento de cabos) .  e um “clip” na parte traseira da empunhadura, integrada à mesma e de fácil manuseio.

Canivete nacional semi aberto, a empunhadura de plástico de alto impacto é muito confortável.

Esse canivete tem uma característica muito interessante, ele é extremamente leve para o seu tamanho, algo como uns 100g, e uma abertura simples com uma trava no dorso, o barulho característico da lamina se abrindo causa um efeito psicológico paralisante e nevrálgico num possível oponente (já testei isso um outro dia, contra dois possíveis assaltantes no centro histórico de São Luis), mas não é esse seu objetivo construtivo. A trava no dorso funciona muito bem, embora devido ao costume de já utilizar travas do tipo “unha” sempre levo mais tempo para fechá-lo.

Por hoje ficamos por aqui, mas tão logo eu esteja pronto, darei continuidade ao esboço da próxima parte desse post, mostrando e se possível demonstrando as demais peças da minha coleção. voir des amis encore plus 😉

Anúncios

Sobre Fernando "Eagle" de Sousa
Apenas alguém interessado em aprender cada dia mais e mais.

One Response to Lâminas de Serviço – Canivetes Urbanos – Parte II

  1. Pingback: VIAGEM A JERICOACOARA – PARTE III – 2º Dia “hora de rodar”. | Fernando "Eagle" de Sousa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: