Uma visita à Área de Preservação Ambiental do Itapiracó (APA) – São Luis – MA

O Convite

Num belo dia, desses nos quais você tem a sorte de ser convidado a ir a um lugar agradável, cheio de vida e relaxante, aconteceu, fui chamado a acompanhar a visita de um grupo de estudantes de um colégio da capital a uma Área de Preservação Ambiental (APA),

O Local

Localizada na área do Itapiracó, próximo à Av. São Luis Rei de França, fundos com o Conj. COHATRAC.(vide fotos), é um local onde podemos observar um pouco da natureza que outrora cobria toda “upaon açu” (nome original da ilha de São Luis). Onde se localiza o Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Maranhão.

O Desdobramento

APA_01

Chegada à APA

Ao chegar ao local, devidamente credenciado, fomos recebidos pelo pessoal da brigada mirim de preservação ambiental, nesse ínterim, participamos do hasteamento das bandeiras nacional e estadual, num ato que incutiu e reforçou os ideais de cidadania e civismo. Como se sabe, esse país já foi uma nação anteriormente, e creio um dia voltará a ser novamente, quando os jovens de hoje se criado corretamente vierem a se tornar cidadãos, esperemos que sim, por isso apoio idéias como essa. Foi um momento lindo no qual os garotos e garotas cantaram o hino desse estado maravilhoso que é o Maranhão: ” Salve pátria, pátria amada Maranhão, maranhão berços de heróis Por divisa tens a glória Por nume nossos avós” e o hino nacional brasileiro, sem par, em seu estribilho: “Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.”

Após essa nota introdutória, fomos conduzidos a uma área coberta onde os militares do Batalhão Ambiental proferiram uma palestra sobre o histórico dos Batalhões de Polícia Ambiental, especialmente o da PMMA (click neste link). Da missão, resgate de animais silvestre em situação de cativeiro, fiscalização de extração e transporte de madeira ilegal (ah! se eles passassem um tempo fiscalizando ali próximo à umas aldeias conhecidas nossas), operações embarcadas para patrulhamento do Parcel de Manoel Luis, contra embarcações de pesca predatória ilegal, entre outras.

Seguindo-se a isto, fomos encaminhados a um passeio supervisionado pelas trilhas da APA, onde pudemos observar que:

APA_passeio

Passeio supervisionado APA

1 – Parte da mesma encontra-se invadida por posseiros que, na sua grande maioria, não são necessitados de moradia e sim grileiros, pois dadas as proporções das edificações nos mostravam que a área era grande, e talvez possuíssem instalações de luxo dentro como piscinas e campo de futebol privativo (não nos foi possível fazer levantamento visual pois os muros eram imensos);

2 – A população adjacente ao terreno da APA tem poluído a mesma jogando resto de material  construção, bem como dejetos nos rios que cruzam a região.

Diante de tal observação, nos foi dito que passeio como esse tem o obejtivo de também incentivar a população a buscar alternativas de preservação desse espaço, tão necessário à preservação da vida nas grandes cidades, o que ainda não é o caso da nossa.

As Conclusões

A conclusão a que chegamos após o passeio são as seguintes:

APA_03

Invasao na APA Itapiracó

a) O pessoal do Batalhão de Polícia Ambiental da PMMA trabalha arduamente para executa sua missão de “Fiscalização dos recursos ambientais, a proteção dos bens e direitos de valores artísticos, estéticos, turísticos, paisagísticos e outros de interesse difuso, desenvolvendo atividades educativas, contribuindo para a implementação da Política Estadual de Preservação Ambiental.”

b) A área em questão, deveria ser bem melhor aproveitada, com incentivos da iniciativa privada de forma a transformá-la em área de visitação permanente, com cobrança inclusive de pedágio onde esses valores seriam revertidos para os melhoramentos necessários à própria região.

c) A delimitação da mesma deveria ser clara e visível de forma a inibir e coibir os invasores, quaisquer que fossem eles, de tal forma que até as construções já existentes dentro da área fossem removidas, para dar espaço ao que realmente dispões o dispositivo legal que a instituiu.

APA_04

Entrada da APA

Finalmente, creio que áreas como essa deveriam ser estimuladas, criadas e preservadas, mas o que vemos é que a febre da especulação imobiliária, da politicagem desenfreada sem uma política de desenvolvimento urbano adequado, tem levado à construções de grandes empreendimentos, prédios públicos e avenidas em detrimento destas áreas. Fica o alerta, até quando São Luis aguentará tais ingerências? Só o tempo dirá, ou um estudioso no assunto poderá assim responder. Até a próxima amigos. See you later 😉

A seguir algumas fotos selecionadas, outras não pude postar por não dispor de autorização por escrito(nem verbal) dos órgãos em questão.

Riacho_APA

Instrução_APA

Ponte da Juçara_APA
Anúncios

Sobre Fernando "Eagle" de Sousa
Apenas alguém interessado em aprender cada dia mais e mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: